Pesquisar nesse blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Museu de Ciências Morfológicas da UFMG

O Museu de Ciências Morfológicas está situado no campus da UFMG, na Pampulha e é um espaço precioso para o estudo do corpo humano, sua morfologia e fisiologia. Lá se encontram várias amostras de órgãos humanos conservadas em formol, algumas por vários anos. A visita ao espaço é uma fascinante viagem ao nosso corpo, onde podemos acompanhar desde a formação embrionária e fetal até a forma adulta. Com certeza você sairá de lá dando muito mais valor a sua vida!
O Laboratório de Pesquisas e Educação Inclusiva é um local de estudo, mas não é aberto ao público externo, somente para professores da rede pública e particular e para alunos e professores da universidade. Visitamos o local na 9ª Semana de Museus, por isso estava aberto ao público. Nele "é proibido não tocar", como disse a monitora, que é deficiente visual e super atenciosa. Com o toque temos a oportunidade de sentir e "visualizar" a anatomia das células e dos órgãos humanos. Outro ponto a destacar são a existencia de legendas em braille um livro também nessa linguagem.
Ao chegar nesse Museu notei um ponto positivo e outro negativo, o positivo são os funcionários que estão sempre por perto tirando dúvidas e auxiliando o pessoal que está visitando. O ponto negativo foi o critério de cobrança, creio que todos os estudantes ou pagariam meia entrada ou não pagariam, no entanto somente quem estuda ou trabalha no campus é que não paga a taxa cobrada. É uma pena....


Abaixo, informações do folder:

O Museu de Ciências Morfológicas da UFMG é um museu do corpo humano. Suas exposições didático-científicas mostram peças anatômicas, embriões e fetos em diferentes estágios de desenvolvimento, células e tecidos aos microscópios de luz e eletrônicos, esculturas em gesso e resina, equipamentos de áudio e vídeo - que facilitam a compreensão desse patrimônio essencial, que é o organismo humano.

O Museu é aberto à comunidade e um de seus principais objetivos é ampliar e difundir o conhecimento da estrutura e funcionamento do organismo. Através de exposições, palestras, filmes e ações educativas, o MCM tem contribuído para sensibilizar e despertar nos visitantes o desejo de se conhecer melhor e a consciência da necessidade da promoção da saúde e preservação da vida com qualidade.

No Laboratório de Pesquisas e Educação Inclusiva do MCM, as ações educativas estão voltadas para o ensino interativo do corpo humano, feito através da coleção de arte-educação, que reproduz, em gesso, resina e outros materiais, o corpo humano em dimensões macro e microscópicas. Com diferentes texturas e especificidades que possibilitam aos deficientes visuais, o estudo concreto do organismo humano, junto dos colegas videntes, o museu atua na capacitação de professores e atendimento a estudantes com deficiência visual de escolas e outras instituições com projetos de educação inclusiva.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta - de 8h às 12h e de 13:30 às 17h

*Visita de grupos devem ser agendadas previamente. Telefone: (31) 3409-2776

Preço do ingresso:
Comunidade externa: 5,00
Estudantes e funcionários da UFMG: entrada gratuita, mediante identificação.

Localização:
Instituto de Ciências Biológicas - Campus Universitário da Pampulha
Avenida Antônio Carlos, 6627 - Belo Horizonte - MG

Um comentário:

  1. o que significa a mao,o coraçao e o neuronio na logomarca do museu?
    ps: adorei o post!

    ResponderExcluir